Estudo Cidade Radical

Trabalho Final de Graduação de Vitor Dauster, o projeto consiste em um espaço intitulado “Cidade Radical” e se localiza no miolo de Salvador, na região do Centro Administrativo da Bahia (CAB). Ele foi desenvolvido prioritariamente para a prática de esportes radicais urbanos como Skate, Parkour, Bicicleta, Patins, Escalada, Rapel e Tiroleza. Porém, também se destaca como um “museu” de arte urbana, onde todas as superfícies do complexo estariam disponíveis para intervenções artísticas por Graffiti, Stencil ou qualquer outra forma de arte visual urbana.

O projeto também inclui oficinas profissionalizantes relacionadas ao esporte urbano (fabricação de pranchas de surf, shapes de skate etc.); cursos práticos de design gráfico e moda e uma gráfica rápida. Esses últimos aspectos do projeto visam reforçar a sustentabilidade econômica do complexo, garantindo a viabilidade da sua manutenção, além de abrir um interessante viés profissionalizante para jovens na faixa de idade inferior a 25 anos.

Em resumo, a proposta da Cidade Radical foi criar um espaço para a prática, a promoção e a divulgação dos esportes radicais, da arte e da cultura urbanos.